domingo, 27 de abril de 2014

CAMPEONATO CATARINENSE DE REGULARIDADE PARA VEÍCULOS ANTIGOS

 
 
 
Neste ano de 2014, foi criado o CCR-Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos.
 

Este certame contará com três etapas, assim distribuídas:
 
1ª Etapa - Dia 31/05 - Rally de Criciúma
 
2ª Etapa - Dia 06/09 - Rally de Blumenau
 
3ª Etapa - Dia 18/10 - Rally da Altitude Lages
 
Na primeira etapa serão 50 carros inscritos, e as inscrições já estão abertas.
 
Visite o blog www.autosclassicos.blogspot.com e o site http://www.veterancarclubcriciuma.com.br/, que o nosso amigo Osmar Rocha, o Mazinho Presidente do VCC - Criciúma, lhe atenderá muito bem.
 
Veja o regulamento e os procedimentos de inscrição. Vamos colocar nossos "velhinhos" para andar.
 
Eu e meu amigo, e grande irmão, André Traichel, de Teutônia/RS, já garantimos nossa participação a bordo do meu VW/1600 - 4 portas, ano 1970.
 
 Estação Ferroviária de Urussanga - SC
"Maria Fumaça" ainda em atividade
 
Venha conhecer Criciúma, rever amigos, fazer novas amizades e curtir a paixão pelo antigomobilismo e automobilismo.
 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

FOI DADA A LARGADA


As etapas do Raid

 MONTEVIDEO - RIO DE JANEIRO


Quando falamos de história, mormente quando esta está sendo contada por quem não a presenciou, mas, todavia está baseado em documentos da época, sempre nos deparamos com algumas discrepâncias. Estas, por sua vez, não nos dizem quem tem ou não razão; somente valorizam os trabalhos de pesquisa realizados por estas pessoas.

Inicio esta postagem desta forma, haja vista que no livro escrito por GILBERTO MENEGAZ, AUTOMOBILISMO GAÚCHO – Levantando Poeira, São Paulo : Tempo & Memória, 2002, existem informações, frutos de exaustiva pesquisa realizada por ele e sua equipe de colaboradores, todos entusiastas e conhecedores do tema, que divergem em alguns dados com o material histórico que possuo.





 

Quem tem razão? Não se pode afirmar, todavia recomendo a leitura para os apaixonados e os aficionados pelo tema.

O Raid de 1937, que na época foi considerado um dos maiores eventos automobilísticos das Américas, reuniu alguns dos melhores pilotos do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, totalizando 42 carros inscritos, segundo consta do aludido livro.

Conforme o programa Oficial do Raid foram 32 carros inscritos de apenas três países: Brasil, Uruguai e Argentina, conforme consta da nominata oficial de competidores inscritos.

Nesta nominata, além dos pilotos está descrito o carro e o ano de cada um, demonstrando a variedade de marcas modelos e ano.


Foi dada a LARGADA




 O piloto uruguaio Hector Suppici Sedes, um dos grandes favoritos, venceu a primeira etapa de 450 Km entre Montevideo e Melo, ainda no Uruguai, tendo seu conterrâneo Barnabé Vicente em 2º e Norberto Jung em 3º lugar. Nessa mesma ordem, os primeiros colocados cumpriram a segunda etapa de 400 Km, de Melo até Cachoeira do Sul, no Brasil, confirmando a expectativa de todos antas da prova: nos três pilotos, mais os argentinos Arturo Kruse, Augusto McCarthy e Daniel Musso, recaíam todas as apostas de vitória.

A grande surpresa de todos ficou por conta de João Caetano Pinto, um jovem e promissor talento do automobilismo gaúcho. Pilotando seu Ford V-8 Sedan, nº 23 (o único carro fechado da prova), ele vinha barbarizando e superando grandes feras, passando do 9º lugar na primeira etapa para o 4º na segunda, e daí para a 2ª posição ao final da terceira etapa de 300 Km entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre.”
"Textos extraídos do Livro Levantando Poeira, páginas 33 e 34"

Grande relevância deu o livro Levantando Poeira aos feitos dos pilotos gaúchos, todavia estou pesquisando as demais colocações, bem como os respectivos pilotos para divulgação em postagens futuras, para divulgar quantos e quais chegaram nas etapas e, em que colocação.
 


 

No próximo post, partiram de Porto Alegre

rumo a Santa Catarina

quarta-feira, 9 de abril de 2014


Montevideo – Rio de Janeiro

“09 de Abril de 1937”

TRAJETO – A manchete do jornal
A Gazeta, de 9 de abril de 1937:
“Clemente Rovere e Rafael Linhares, tripulando a barata 41, num rasgo empolgante de aventura, fizeram o trajeto entre Florianópolis e Joinville em quatro horas e nove minutos.”

Nota publicada na seção de Esportes, do Jornal Diário Catarinense, página 40, na coluna de ROBERTO ALVES, domingo, 29/06/2003.

terça-feira, 8 de abril de 2014



“CENTRO AUTOMOVILISTA DEL URUGUAY”

04 A 11 DE ABRIL DE 1937

“VII CONCURSO INTERNACIONAL DE REGULARIDAD”

MONTEVIDEO - RIO DE JANEIRO

 

Em 2.014 comemoramos o 77º Aniversário do “Raid Montevideo – Rio de Janeiro, o qual foi organizado pela “Comission de Turismo y Carreras del Centro Automovilista del Uruguay” e controlado oficialmente em conjunto pelo “Automovil Club del Uruguay” e Automóvel Clube do Brasil.

 
Programa Oficial e livro de bordo  do Raid de 1937


O Raid foi composto por ONZE pilotos Uruguaios, NOVE Brasileiros e DOZE Argentinos, tendo cada corredor um acompanhante. Alguns corredores levaram consigo dois acompanhantes.

Os veículos inscritos na prova pelos corredores Uruguaios foram:

01 HUDSON – 1926;

01 OAKLAND – 1927;

01 HAYNES – 1925;

01 NASH – 1928;

01 FORD – 1930;

03 FORD – 1935;

02 FORD – 1936;

01 FORD – não identificado.

Os veículos inscritos na prova pelos corredores Brasileiros foram:

01 HUDSON – 1923;

01 FORD – 1929;

04 FORD – 1934;

01 FORD – 1935;

02 FORD – 1936.

Os veículos inscritos na prova pelos corredores Argentinos foram:

01 FIAT – 1929;

01 GRAHAM PAIGE – 1930;

01 CHRYSLER – 1931;

01 PLYMOUTH – 1935;

01 ESPECIAL – 1935;

02 FORD – 1935;

02 FORD – 1936;

01 CHEVROLET – 1936;

01 GRAHAM PAIGE – 1936;

01 CHRYSLER – 1936.
 

No total o Raid foi dividido em oito etapas, tendo sido disputadas a PRIMEIRA etapa em solo Uruguaio até o início da SEGUNDA, partindo de Melo até Aceguá por 63km e de Aceguá até Bagé por 77km, já em território Brasileiro.

A partir deste ponto as demais etapas foram todas corridas em solo Brasileiro, tendo passado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo até a então Capital Federal, Rio de Janeiro, totalizando, segundo o programa oficial, 3.400km de prova. 

Em 04/04/1937, a largada dada na Capital Uruguaia deu início ao percurso do Raid, tendo esta etapa iniciado no trecho Montevideo – Pando, por 31km; em 11/04/1937, a chegada a Capital Federal Brasileira aconteceu no trecho Bangú-Realengo, por 3km, chegando no trecho Realengo – Campinho, num trecho de 12km, completando-se assim os 3.400km desta prova.

No próximo post a nominata dos corredores
e a 1ª Etapa do Raid 

sábado, 5 de abril de 2014

O Chauffeur de praça Automobilista


O CHAUFFEUR DE PRAÇA

O ÁS DAS CURVAS

Clemente Rovere, filho de imigrantes italianos, nasceu aos 14/11/1905, fruto da união de Antônio Rovere e de Rosa Lana Rovere. Além de Clemente nasceram: Luiz, Maria, Álvaro, Antônio Filho, Orlando e Mário, hoje todos já falecidos. Se acaso faltou algum irmão(a) peço que avisem, pois nos documentos que possuo existe menção somente destes.

Casou-se em 1927 com Alzida Maria de Abreu Rovere (*1909/†1998), e tiveram sete filhos: Hamilton (*/†1928), Célia (*1929), Túlio (*/†1931), Terezinha (*1933), Hilton (*1934/1992), Estela Maris (*1938/2012) e Clemente Artur (*1945/1995).

Hamilton e Túlio faleceram ainda crianças.

Hoje, apenas Célia e Terezinha nos contam as histórias de seu Pai.


Nesta foto de 1927, a bordo de um Chevrolet, Clemente tendo ao seu lado Alzida - atrás as irmãs de Alzida: Alice, Angelina e Elza
e mais uma menina não identificada.

Clemente Rovere, nascido em Florianópolis, conheceu Alzida em Santo Amaro da Imperatriz, e, após o casamento, fixaram residência em Florianópolis. A última residência da família foi na rua Ferreira Lima, mesma rua da casa do seu pai Antônio Rovere, construída em 1898. Lá residiu até o seu falecimento em 17/11/1946. Esta casa foi construída no início dos anos 1940 com parte dos prêmios pelas conquistas automobilísticas dos anos de 30 e 40. Ambas as casas já não mais existem em face da expansão imobiliária de Florianópolis, sendo a primeira demolida em 1998 e a segunda no ano 2000, após o falecimento de Alzida em 08/12/1998.

Casa da Rua Ferreira Lima construída no final dos
anos 30 e início dos anos 40, com parte dos valores obtidos dos
prêmios dos Raid's por ele disputados. 

Casa da Rua Ferreira Lima construída por seu pai Antônio Rovere
 ao final do século XIX.
Na foto estão: Murilo Vasconcelos Lobo - nosso amigo de infância e que hoje é taxista em Florianópolis, Maurício Rovere do Valle Pereira (centro) e meu irmão mais novo (camisa vermelha) Marco Aurélio do Valle Pereira Júnior.
 

Clemente Rovere sempre foi “Chauffeur de praça”, atividade hoje denominada de “taxista” – antes conhecidos como carros de aluguel, tendo por base a Praça XV de Novembro no centro de Florianópolis/SC. Durante muitos anos existiu uma pequena placa indicativa, nominando o ponto de táxi ali instalado de ponto Clemente Rovere. Infelizmente esta placa foi removida e nunca mais retornou – não se sabendo ao certo o que ocorreu, restando o ponto hoje conhecido como ponto da Praça XV.




Além da sua atividade de Chauffeur, também era aficcionado por mecânica, realizando ele próprio a manutenção dos seus veículos, o que nas corridas na qual tomou parte foram de significativa importância. Dentre veículos Oldsmobile, Chevrolet, Hudson e Ford, foi com automóveis Ford V8 que tomou parte na maioria das corridas, e, principalmente, obteve vitórias. Para muitos ele ficou conhecido apenas pelos carros Ford, o que se mostra um engano, embora tenha sido esta marca que lhe deu notoriedade pelas vitórias, todavia, em 1937, correu o Raid Montevideo – Rio de Janeiro a bordo de um Hudson Six 1923.

Clemente Rovere, de branco, sentado sobre a roda dianteira do "carro de aluguel", na Praça XV de Novembro em Florianópolis/SC  


Clemente Rovere, sentado sobre o "carro de aluguel", na Praça XV de Novembro em Florianópolis/SC  


 Clemente Rovere, com seu "carro de aluguel" - provavelmente um Hudson.   


 Neste mês de Abril - 04 a 11,
 comemoramos o 77º aniversário
do Raid - Montevideo - Rio de Janeiro

Aguardem a próxima postagem