O CHAUFFEUR DE PRAÇA
“O
ÁS DAS CURVAS”
Clemente
Rovere, filho de imigrantes italianos, nasceu aos 14/11/1905, fruto da união de
Antônio Rovere e de Rosa Lana Rovere. Além de Clemente nasceram: Luiz, Maria,
Álvaro, Antônio Filho, Orlando e Mário, hoje todos já falecidos. Se acaso
faltou algum irmão(a) peço que avisem, pois nos documentos que possuo existe
menção somente destes.
Casou-se
em 1927 com Alzida Maria de Abreu Rovere (*1909/†1998), e tiveram sete filhos: Hamilton (*/†1928), Célia (*1929), Túlio (*/†1931), Terezinha (*1933), Hilton (*1934/†1992), Estela Maris
(*1938/†2012) e Clemente
Artur (*1945/†1995).
Hamilton
e Túlio faleceram ainda crianças.
Hoje,
apenas Célia e Terezinha nos contam as histórias de seu Pai.
Clemente
Rovere, nascido em Florianópolis, conheceu Alzida em Santo Amaro da Imperatriz,
e, após o casamento, fixaram residência em Florianópolis. A última residência
da família foi na rua Ferreira Lima, mesma rua da casa do seu pai Antônio
Rovere, construída em 1898. Lá residiu até o seu falecimento em 17/11/1946.
Esta casa foi construída no início dos anos 1940 com parte dos prêmios pelas
conquistas automobilísticas dos anos de 30 e 40. Ambas as casas já não mais
existem em face da expansão imobiliária de Florianópolis, sendo a primeira
demolida em 1998 e a segunda no ano 2000, após o falecimento de Alzida em
08/12/1998.
Clemente
Rovere sempre foi “Chauffeur de praça”, atividade hoje denominada de “taxista”
– antes conhecidos como carros de aluguel, tendo por base a Praça XV de
Novembro no centro de Florianópolis/SC. Durante muitos anos existiu uma pequena
placa indicativa, nominando o ponto de táxi ali instalado de ponto Clemente
Rovere. Infelizmente esta placa foi removida e nunca mais retornou – não se
sabendo ao certo o que ocorreu, restando o ponto hoje conhecido como ponto da
Praça XV.
Além
da sua atividade de Chauffeur, também era aficcionado por mecânica, realizando
ele próprio a manutenção dos seus veículos, o que nas corridas na qual tomou
parte foram de significativa importância. Dentre veículos Oldsmobile,
Chevrolet, Hudson e Ford, foi com automóveis Ford V8 que tomou parte na maioria
das corridas, e, principalmente, obteve vitórias. Para muitos ele ficou
conhecido apenas pelos carros Ford, o que se mostra um engano, embora tenha
sido esta marca que lhe deu notoriedade pelas vitórias, todavia, em 1937,
correu o Raid Montevideo – Rio de Janeiro a bordo de um Hudson Six 1923.
Não tenho palavras para agradecer a publicação dessas fotos.
ResponderExcluirComo apaixonado pela história de Florianópolis e antigomobilista
esses registros raros emocionam aqueles que, como eu, sentem-se
ligados à cidade e aos carros daquele tempo.
Graças à primeira foto pude conhecer um padrão de placa que eu
nunca vira, apesar de colecionar placas antigas. É algo maravilhoso.
Você sabe qual é o local onde a foto foi tirada? Tentei identificar pelo
morro ao fundo, mas não consegui.
A foto do Ford Modelo A chapa ALUGUEL - 247 é igualmente maravilhosa,
registro aqui minha gratidão por você ter tido a boa-vontade de compartilhar
conosco tão precioso material.
Caro Prof. Chico, agradeço suas palavras. A primeira foto pelo que me recordo foi feita em Urubici ou Bom Retiro, haja vista que meu bisavô materno era agente do correio naquele tempo e nesta data residiu nestas cidades. Retornou para Florianópolis nos anos 40. Por favor mande seu contato pelo e-mail do blog ou pelo facebook (mauricio pereira criciúma), a fim de que possamos conversar melhor.
ResponderExcluirOi Maurício, tudo bem? Somos da mesma família. Você tem um e-mail para contato???
ResponderExcluirhttps://floripacentro.com.br/a-80-anos-da-facanha-clemente-rovere-o-taxista-manezinho-da-praca-xv-que-venceu-o-primeiro-grande-rally-do-brasil/
ResponderExcluirA 80 anos da façanha – Rovere, o taxista manezinho da Praça XV que venceu o primeiro grande rally do Brasil
Apaixonado que sou por automóveis e principalmente de competição aos 73 anos de idade,senti na alma um orgulho imenso em saber das competições e vitórias do Clemente meu parente.Ass:Dagoberto Rovere
ResponderExcluirQue legal saber da história da rua onde morei por muitos anos.👏👏👏👏👏isso nos anos 70 e 80.Valeu👍
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