quinta-feira, 27 de março de 2014

O Resgate de uma História!!!


Olá! Estou dando início ao resgate da história de um Chauffeur de Praça e Automobilista, que se notabilizou nos anos 1930 e 1940, e que após foi relegado ao ostracismo.

 
Estou falando de meu Avô CLEMENTE ROVERE, o qual infelizmente teve breve existência, eis que faleceu em 1946, ainda com 39 anos de vida.

Em suas empreitadas automobilísticas CLEMENTE ROVERE, Catarinense de Florianópolis, segundo relato de jornais da época, causava furor nas provas disputadas em face das curvas realizadas, com derrapagens controladas, as quais arrancavam aplausos efusivos das plateias presentes.

Cidades como Florianópolis, Itajaí, Lages, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevideo, dentre outras, tiveram o prazer de assisti-lo, ora de passagem, ora disputando provas locais.

Em 1937, mais precisamente entre 4 e 11 de abril, disputou o Raid Montevideo-Rio de Janeiro.

Em 1940, mais precisamente entre 11 e 17 de novembro, disputou o Raid Rio de Janeiro-Porto Alegre.

Nos anos 30 e 40, disputou diversas provas em terras gaúchas: circuito do Cristal, circuito Cavalhada e circuito Farroupilha.

Estas provas tiveram a participação de diversos pilotos gaúchos de renome nacional, assim como do saudoso Chico Landi, além de pilotos de outros países, citando aqui apenas Hector Supicci, do Uruguai, por enquanto.

Reconhecido pela população de Florianópolis/SC, foi diversas vezes homenageado por seus feitos; uma das quais tenho conhecimento e documentação foi prestada em 1932 pela Imprensa de Florianópolis/SC.


Estas aventuras, com suas particularidades e homenagens serão objeto de postagens futuras, cada qual relatadas a miúde, de acordo com documentos, informações jornalísticas e relatos de entusiastas e estudiosos do automobilismo catarinense, gaúcho e nacional.

Contribuições para o enriquecimento deste blog serão bem vindas, o que desde já agradeço a quem enviar!!!

8 comentários:

  1. Grande Clemente!!!

    Estamos com o radar ligado na busca do 49.
    Em breve teremos notícias e um plano bem traçado, inclusive passando pelas suas atribuições no Direito...
    Nove abraços
    João

    ResponderExcluir
  2. Obrigado João por curtir este trabalho. A busca é do 39 (trinta e nove) Forte 3x3.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, sempre passei pela Rua Clemente Rovere e
    jamais imaginei que este nome traria consigo uma história
    tão bacana... parabéns! Aguardaremos por novas atualizações,
    Maurício! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Caro Prof. Chico, infelizmente no brasil acontece assim com a história e seus autores. muito obrigado pela sua manifestação e a cada 15 dias trarei novidades!!! Fraternal abraço, Mauricio.

    ResponderExcluir
  5. Que legal Mauricio, gostei muito de ler essa bela historia contada muitas vezes pela vó Terezinha... Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, este é o resgate de uma história, que em bora curta, foi muito intensa. Já em 1932 era homenageado por seus feitos automobilistas. Em breve também esta história será postada aqui, tão logo eu tenha finalizado o material!!!

      Excluir
  6. Sou bisneto do Clemente, filho do Clemente Júnior, fico feliz de saber um pouco mais sobre minhas raizes

    ResponderExcluir