sábado, 5 de abril de 2014

O Chauffeur de praça Automobilista


O CHAUFFEUR DE PRAÇA

O ÁS DAS CURVAS

Clemente Rovere, filho de imigrantes italianos, nasceu aos 14/11/1905, fruto da união de Antônio Rovere e de Rosa Lana Rovere. Além de Clemente nasceram: Luiz, Maria, Álvaro, Antônio Filho, Orlando e Mário, hoje todos já falecidos. Se acaso faltou algum irmão(a) peço que avisem, pois nos documentos que possuo existe menção somente destes.

Casou-se em 1927 com Alzida Maria de Abreu Rovere (*1909/†1998), e tiveram sete filhos: Hamilton (*/†1928), Célia (*1929), Túlio (*/†1931), Terezinha (*1933), Hilton (*1934/1992), Estela Maris (*1938/2012) e Clemente Artur (*1945/1995).

Hamilton e Túlio faleceram ainda crianças.

Hoje, apenas Célia e Terezinha nos contam as histórias de seu Pai.


Nesta foto de 1927, a bordo de um Chevrolet, Clemente tendo ao seu lado Alzida - atrás as irmãs de Alzida: Alice, Angelina e Elza
e mais uma menina não identificada.

Clemente Rovere, nascido em Florianópolis, conheceu Alzida em Santo Amaro da Imperatriz, e, após o casamento, fixaram residência em Florianópolis. A última residência da família foi na rua Ferreira Lima, mesma rua da casa do seu pai Antônio Rovere, construída em 1898. Lá residiu até o seu falecimento em 17/11/1946. Esta casa foi construída no início dos anos 1940 com parte dos prêmios pelas conquistas automobilísticas dos anos de 30 e 40. Ambas as casas já não mais existem em face da expansão imobiliária de Florianópolis, sendo a primeira demolida em 1998 e a segunda no ano 2000, após o falecimento de Alzida em 08/12/1998.

Casa da Rua Ferreira Lima construída no final dos
anos 30 e início dos anos 40, com parte dos valores obtidos dos
prêmios dos Raid's por ele disputados. 

Casa da Rua Ferreira Lima construída por seu pai Antônio Rovere
 ao final do século XIX.
Na foto estão: Murilo Vasconcelos Lobo - nosso amigo de infância e que hoje é taxista em Florianópolis, Maurício Rovere do Valle Pereira (centro) e meu irmão mais novo (camisa vermelha) Marco Aurélio do Valle Pereira Júnior.
 

Clemente Rovere sempre foi “Chauffeur de praça”, atividade hoje denominada de “taxista” – antes conhecidos como carros de aluguel, tendo por base a Praça XV de Novembro no centro de Florianópolis/SC. Durante muitos anos existiu uma pequena placa indicativa, nominando o ponto de táxi ali instalado de ponto Clemente Rovere. Infelizmente esta placa foi removida e nunca mais retornou – não se sabendo ao certo o que ocorreu, restando o ponto hoje conhecido como ponto da Praça XV.




Além da sua atividade de Chauffeur, também era aficcionado por mecânica, realizando ele próprio a manutenção dos seus veículos, o que nas corridas na qual tomou parte foram de significativa importância. Dentre veículos Oldsmobile, Chevrolet, Hudson e Ford, foi com automóveis Ford V8 que tomou parte na maioria das corridas, e, principalmente, obteve vitórias. Para muitos ele ficou conhecido apenas pelos carros Ford, o que se mostra um engano, embora tenha sido esta marca que lhe deu notoriedade pelas vitórias, todavia, em 1937, correu o Raid Montevideo – Rio de Janeiro a bordo de um Hudson Six 1923.

Clemente Rovere, de branco, sentado sobre a roda dianteira do "carro de aluguel", na Praça XV de Novembro em Florianópolis/SC  


Clemente Rovere, sentado sobre o "carro de aluguel", na Praça XV de Novembro em Florianópolis/SC  


 Clemente Rovere, com seu "carro de aluguel" - provavelmente um Hudson.   


 Neste mês de Abril - 04 a 11,
 comemoramos o 77º aniversário
do Raid - Montevideo - Rio de Janeiro

Aguardem a próxima postagem






 

6 comentários:

  1. Não tenho palavras para agradecer a publicação dessas fotos.
    Como apaixonado pela história de Florianópolis e antigomobilista
    esses registros raros emocionam aqueles que, como eu, sentem-se
    ligados à cidade e aos carros daquele tempo.
    Graças à primeira foto pude conhecer um padrão de placa que eu
    nunca vira, apesar de colecionar placas antigas. É algo maravilhoso.
    Você sabe qual é o local onde a foto foi tirada? Tentei identificar pelo
    morro ao fundo, mas não consegui.
    A foto do Ford Modelo A chapa ALUGUEL - 247 é igualmente maravilhosa,
    registro aqui minha gratidão por você ter tido a boa-vontade de compartilhar
    conosco tão precioso material.

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof. Chico, agradeço suas palavras. A primeira foto pelo que me recordo foi feita em Urubici ou Bom Retiro, haja vista que meu bisavô materno era agente do correio naquele tempo e nesta data residiu nestas cidades. Retornou para Florianópolis nos anos 40. Por favor mande seu contato pelo e-mail do blog ou pelo facebook (mauricio pereira criciúma), a fim de que possamos conversar melhor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício, tudo bem? Somos da mesma família. Você tem um e-mail para contato???

    ResponderExcluir
  4. https://floripacentro.com.br/a-80-anos-da-facanha-clemente-rovere-o-taxista-manezinho-da-praca-xv-que-venceu-o-primeiro-grande-rally-do-brasil/
    A 80 anos da façanha – Rovere, o taxista manezinho da Praça XV que venceu o primeiro grande rally do Brasil

    ResponderExcluir
  5. Apaixonado que sou por automóveis e principalmente de competição aos 73 anos de idade,senti na alma um orgulho imenso em saber das competições e vitórias do Clemente meu parente.Ass:Dagoberto Rovere

    ResponderExcluir
  6. Que legal saber da história da rua onde morei por muitos anos.👏👏👏👏👏isso nos anos 70 e 80.Valeu👍

    ResponderExcluir